Perda auditiva unilateral (perda de audição num ouvido)

O que é a perda auditiva unilateral?
A perda auditiva unilateral (UHL - unilateral hearing loss) é quando uma pessoa tem uma audição normal num dos ouvidos e tem perda de audição no outro ouvido. Já a perda auditiva bilateral é quando a perda de audição é sentida em ambos os ouvidos.
A perda auditiva unilateral, por vezes chamada de surdez unilateral (SSD - single-sided deafness) ou surdez num ouvido, é uma forma de perda de audição que afecta milhões de pessoas por todo o mundo.


Marque um teste auditivo grátis
Sintomas de perda auditiva unilateral
Causas da perda de audição num só ouvido
Há várias causas identificadas para a perda auditiva unilateral, incluindo:
- Mastoidite
- Papeira
- Síndrome de Waardenburg
- Doença de Ménière
- Meningite
- Microtia
- Labirintite
- Sarampo
- Neuroma acústico
- Trauma físico

Soluções para a perda de audição num só ouvido
Há várias soluções eficazes disponíveis para a perda auditiva unilateral, embora os resultados dependam de vários factores e circunstâncias.
Soluções típicas incluem:
- Aparelhos auditivos
- Sistemas auditivos ancorados no osso
- Implantes cocleares
Marque um teste auditivo para saber mais sobre as suas necessidades auditivas e discuta opções de tratamento possíveis com um especialista em cuidados auditivos.
Marque um exame auditivo grátis Soluções para a perda de audição
Perda auditiva unilateral condutiva vs. neurossensorial
Perda auditiva condutiva unilateral
A perda auditiva condutiva ocorre quando os sons não conseguem passar livremente pelo tímpano ou pelos ossos minúsculos, conhecidos como ossículos, no ouvido médio. Isto deve-se a uma quebra na eficiência das ondas sonoras enviadas do ouvido externo.
Perda auditiva condutiva
Perda de audição neurossensorial unilateral
A perda de audição neurossensorial, por outro lado, ocorre quando existem danos nas células ciliadas na cóclea (que se encontra no ouvido interno) ou nos percursos do nervo que vai do ouvido interno até ao cérebro. Uma pessoa pode sofrer ainda de perda auditiva mista, que é uma combinação de perda auditiva condutiva e neurossensorial.
Perda auditiva neurossensorial