O primeiro passo é o mais importante
Tomar a decisão de adquirir um aparelho auditivo é uma decisão capaz de mudar uma vida, tendo um impacto positivo no seu bem-estar pessoal, na sua experiência e nas suas relações. Embora a maioria dos utilizadores de aparelhos auditivos passem por um período de adaptação, os benefícios de cumprir a fase de adaptação são bem superiores ao possível desconforto que um utilizador de aparelhos auditivos poderá sentir no início.
A sua audição é única tal como a sua impressão digital. O seu profissional irá programar os seus aparelhos auditivos para que se adaptem às suas necessidades auditivas únicas. Depois de alguns dias ou semanas, poderá sentir que os seus aparelhos auditivos necessitam de mais algum ajuste e poderá entrar em contacto com o profissional para agendar uma assistência gratuita, de forma a efectuar os ajustes adicionais. Na Acústica Médica, a assistência e o acompanhamento são gratuitos, por isso não hesite em aparecer e certificar-se de que obtém o máximo do seu aparelho auditivo.
O que esperar
Desconforto inicial
Visto que os aparelhos auditivos serão algo novo no seu dia a dia, poderá ter de se adaptar a usar um aparelho auditivo no seu ouvido. Com o tempo, habituar-se-á ao aparelho e até se esquecerá que o está a usar. Embora o aparelho auditivo possa parecer estranho e desconfortável de início, usar o aparelho auditivo não deve ser doloroso. Se sentir dor, deve entrar em contacto com o seu profissional.
Ruído de fundo
Embora alguns aparelhos auditivos sejam mais eficientes que outros na filtragem de ruído de fundo, um aparelho auditivo poderá captar alguns ruídos de fundo adicionais que não quer ouvir (juntamente com os sons que quer ouvir). Embora isto seja relativamente normal, considere falar com o seu profissional se o som for realmente incomodativo ou se causar alguma dor no ouvido.
O “efeito de oclusão”
Alguns utilizadores de aparelhos auditivos sentem um efeito de oclusão, em que as suas próprias vozes parecem demasiado altas ou em que têm a sensação de estar a falar para um poço. Este efeito é relativamente normal e é mais comum em aparelhos auditivos “dentro do ouvido”, pois estes estão dentro do canal auditivo e bloqueiam basicamente o canal auditivo mais que um aparelho mais aberto “detrás da orelha”. Se sentir isto, o profissional poderá ajustar o seu aparelho auditivo. Muitos utilizadores também referiram ter-se habituado a este efeito passado algum tempo1.
Deseja saber mais sobre os diferentes tipos de aparelhos auditivos? Leia aqui.
Interferência com dispositivos digitais
Uma vez que alguns telemóveis interferem com frequências de rádio, alguns utilizadores de aparelhos auditivos poderão notar um zumbido vindo do seu dispositivo digital. Embora este efeito se esteja a tornar menos comum com o avançar da tecnologia, dos telemóveis e dos aparelhos auditivos, caso sinta isso, pode levar o seu telemóvel e o aparelho auditivo para que o profissional faça os ajustes necessários para evitar essas interferências.
Sabia que os aparelhos auditivos modernos podem ligar-se sem fios a dispositivos digitais? Por exemplo, vários aparelhos auditivos da Oticon são compatíveis com iPhone, iPad e iPod, o que significa que pode transmitir sons de vídeo e de música, chamadas telefónicas diretamente através dos seus aparelhos auditivos, funcionando de forma semelhante a auscultadores. Leia mais sobre as opções de conectividade da Oticon aqui.
Um som de assobio – também conhecido como feedback
Se um aparelho auditivo não encaixar bem, ou se os seus ouvidos estiverem entupidos com cerume ou líquido, poderá ouvir um som de assobio (conhecido como feedback). Se ouvir tal feedback, fale com o seu profissional para que este possa resolver esse problema2.
Dicas para começar a usar os seus aparelhos auditivos
No início, pode começar por usar os seus aparelhos auditivos em situações com menos ruído, por exemplo, durante as conversas em casa. No entanto, tente usar os seus aparelhos auditivos na maior parte do dia, pois isso irá ajudar no processo e será mais fácil habituar-se a eles mais rapidamente. Poderá também usar os aparelhos para ouvir rádio ou TV, bem como tentar aos poucos estar em ambientes mais ruidosos. Durante as chamadas telefónicas, tente inclinar o telefone ligeiramente na direcção da sua maçã do rosto, para evitar qualquer “feedback” (ou um som de assobio) dos seus aparelhos auditivos.
Dicas para eventos sociais
Restaurantes: Peça para se sentar numa área calma afastada da cozinha e da entrada principal, para evitar estar no meio das partes mais movimentadas do restaurante. Sentar-se de costas para o ruído também ajudará a minimizar o ruído de fundo.
Cinemas: Ligue antes e veja se eles fornecem sistemas “teleloop” (dispositivos auxiliares que se ligam aos seus aparelhos auditivos e enviam o som do filme diretamente para os seus aparelhos auditivos).
Conferências: Tente chegar cedo e tente arranjar um lugar nas primeiras filas da sala. Se possível, peça ao orador para usar um microfone, caso seja possível.
Conclusão
Embora habituar-se aos seus aparelhos auditivos possa demorar o seu tempo, esta fase de adaptação vale bem a pena pelos benefícios que irá ter quando se habituar a usá-los. No início, pode sentir algum desconforto, um aumento de ruído de fundo, feedback ou ouvir a sua voz mais alta. Tais experiências são comuns entre os novos utilizadores de aparelhos auditivos. Se o problema persistir, considere falar com o seu profissional para que este possa verificar os seus aparelhos auditivos. Pode começar a usar aos poucos os seus novos aparelhos auditivos, começando por ambientes mais calmos e só depois em ambientes mais ruidosos. Os benefícios de enriquecer a sua experiência de vida com aparelhos auditivos superam as eventuais dificuldades iniciais durante a adaptação – por isso, não desista e confie no processo!
A Acústica Médica oferece exames, assistência e acompanhamento gratuitos aos nossos clientes. Marque hoje um exame auditivo gratuito.
1. https://www.hearingaidknow.com/the-occlusion-effect
2. https://www.webmd.com/healthy-aging/new-hearing-aid#1